logo RCN
NOTÍCIAS

Parlamentares aprovam cinco projetos de lei na terça-feira (27)

  • Rodolfo Espínola/Agência AL -

Os deputados aprovaram cinco projetos de lei (PLs) na tarde desta terça-feira (27) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O Plenário também admitiu a tramitação de medida provisória (MP) sobre o financiamento de leitos de UTI para atendimento da Covid.

O PL 98/2021, aprovado por unanimidade, cria o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação de Santa Catarina (CACS-Fundeb/SC). A proposta, de autoria do governo, estabelece que o colegiado será composto por 17 integrantes, entre representantes do Estado, de entidades estudantis e de pais de aluno, e se reunirá mensalmente.

O PL 98/2021 já teve a Redação Final aprovada e segue para sanção da governadora interina Daniela Reinehr (sem partido).

Também por unanimidade, foi aprovado o PL 231/2020, que trata da entrega de um "manual de manutenção" quando da inauguração de obras públicas. A proposta foi sugerida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Ponte Hercílio Luz, em 2019, com o objetivo de disponibilizar ao poder público orientações sobre a manutenção preventiva e conservação de obras concluídas, a fim de evitar problemas futuros com a falta de manutenção.

O PL 233/2020 trata do estabelecimento de medidas que garantam a saúde e preservação da vida de profissionais considerados essenciais ao controle de doenças e manutenção da ordem pública, em casos de epidemia, pandemia ou surtos provocados por doenças infectocontagiosas. A matéria, de autoria de Felipe Estevão (PSL), é voltada para médicos, profissionais da enfermagem, fisioterapeutas, policiais, bombeiros, entre outros.

O PL 219/2019, também de Felipe Estevão, institui o Selo Acessibilidade Nota 10, como forma de certificação oficial aos estabelecimentos privados ou públicos que promovam acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Por fim, foi aprovado o PL 503/2019, do deputado Coronel Mocellin (PSL), que estabelece o dever de retirada de bem móvel entregue para assistência técnica. O prazo para a retirada é de 90 dias após a entrega do produto para o conserto. O objetivo é evitar o acúmulo desses bens em oficinas de reparo e assistência técnica.

Os PLs 231/2020, 233/2020, 219/2019 e 503/2019 ainda passarão pela votação da Redação Final antes de seguir para análise do Executivo.

Medida Provisória

Por unanimidade, os deputados aprovaram a admissibilidade da MP 237/2021, editada em março pelo Poder Executivo. A medida prorroga o ressarcimento a hospitais por leitos de UTI não habilitados pelo Ministério da Saúde e disponibilizados para o tratamento da Covid em Santa Catarina.

A MP tem o intuito de financiar o funcionamento de leitos de UTI que atendam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que não sejam custeados pelo governo federal. Para cada leito, será paga diária de R$ 1,6 mil, independente da ocupação, diretamente ao estabelecimento de saúde.A MP 237/2021 segue para análise nas comissões de mérito da Alesc e sua conversão em projeto de lei.

Vacinas para 2ª dose da CoronaVac serão enviadas em maio Anterior

Vacinas para 2ª dose da CoronaVac serão enviadas em maio

PL prevê que motorista culpado pague tratamento de vítima de acidente Próximo

PL prevê que motorista culpado pague tratamento de vítima de acidente

Deixe seu comentário